Make your own free website on Tripod.com

deixa – nos tocar para si.

PRESENTS

Caros amigos da musica !

Novo projecto de Musica da Câmara

Quarteto “Contradição”

Musica tradicional portuguesa estilizada

 

Valter Passarinho

Ian Mikirtoumov

Rui Travasso

Romeu Fabião

Percussão

Piano, composição

Clarinete

Contrabaixo

 

O quarteto foi fundado em Março 2001 por quatro jovens músicos – três portugueses e um russo. O projecto do grupo promover a musica tradicional portuguesa pelo criação das composições originais  estilizadas, utilizando varios estilos de musica como classica, romantica, jazz, contemporanea, incluindo elementos de canção e dança. Trata-se de uma leitura original das temas populares de maneira seria e ao mesmo tempo divertida.  A primeira apresentação do grupo foi no dia 9 de Julho de 2001 no Bar do Terraço do Centro Cultural de Belém que correu com grande sucesso onde apresentou a programa da musica contemporânea e as obras originais.

Programa:

 

1.    “Variações sobre duas temas portuguesas” (2001) I. Mikirtoumov.

Estilização de duas temas populares “Luisinha” (Beira) e “Milho verde” (Beira Baixa).

2.    “Tango” de ciclo orquestral “Torre de Pisa” (1998) I. Mikirtoumov.

Arranjo para quarteto do compositor.

3.    “Marianita” para Clarinete em B e Contrabaixo (2004) I. Mikirtoumov.

Tema de Região Beira Baixa.

4.     AlentejoAlgarve” (2002 - 2003) I. Mikirtoumov.

I - Andante.

II – Scherzo.

III – Allegro.

A obra em três andamentos inclui três temas “Grandola”, “Oliveirinha” (Algarve) e “Tia Anica” (Algarve), simboliza a passagem de comboio pelas terras de Alentejo até o Algarve. No caminho encontramos as danças, canções, marchas, scenas de embalar e festejos.

5.    “Oração” do ciclo “Orações” para voz e piano (1997) I. Mikirtoumov.

Arranjo para quarteto do compositor.

6.    “Foi um ano á vindima e Azeitona já está preta” (2002) I. Mikirtoumov

Percoremos o longo caminho de memorias de vindima: melancolicos, alegres, os amores e saudades com as temas de Região Serra da Estrela.

7.    “Maria Paula” (2004) I. Mikirtoumov.

Tema de Região Trás-os-Montes.

8.    “O Rama, o linda Rama” para Clarinete em B e Percussão (2004) I. Mikirtoumov.

Tema de Região Alentejo.

9.    Fados tradicionais” (2002) I. Mikirtoumov.

A obra inclui varios temas dos fados estilizados em jazz, samba, tango e swing.

 

 

Em breve

WALTER PASSARINHO

Nasceu em 1979 em Reguengos de Monsaraz. Em 1991 ingressou na Escola Profissional de Musica de Évora, onde frequentou os cursos Básico de Instrumento e Instrumentista, tendo como professores de percussão Carlos Girão, José Carinhas, Eduardo Lopes entre outros. Concluídos estes cursos, em 1998 entrou para a Universidade de Évora onde continuou os seus estudos de instrumento com professor Eduardo Lopes. Como jovem percussionista participou em alguns estágios de orquestras para jovens, tais como: Orquestra das Escolas de Musica Portuguesas (1994,1996,1997,1998), Orquestra de Sopros de Jovens Músicos (1994), Orqustra de Sopros das Templarios (2000). Profissionalmente, a sua carreira engloba várias actividades musicais, desde recitais a solo, gravações, coloboração com algumas Orquestras (Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica da Universidade de Yale (USA), Orquestra Sinfónica Juvenil) e grupos da variados géneros e estilos musicais (Grupo de Percussão de Évora, Grupo de Metais do Seixal, entre outros). Por diversas vezes foi convidado a representar Portugal em actuações no estrangeiro, nomeadamente Polónia, Bulgária, Espanha, França, Moçambique e Macau. Em Março 2001, após prestar provas públicas, ingressou na Banda da Armada, onde se encontra actualmente a desempenhar a sua profissão. Paralelamente à sua actividade profissional, lecciona em algumas escolas de musica.

Em breve

RUI JORGE PEREIRA TRAVASSO

Nasceu em 1979 em Évora. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Musica Eborense em 1987 na classe de prof. Maria de Lurdes Horta. Em 1997 terminou o curso de Clarinete na Escola Profissional de Musica de Évora. Em 2000 terminou o Bacharelato na Escola Superior de Musica de Lisboa e em 2002 finalizou a Licenciatura de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra. Participou em vários cursos e estágios orientados pelo prof. António Saiote, Wolfgang Niessner, Greg Moore, Phillip Cupper, Manuel Jeronimo. Colaborou com diversas orquestras como Orquestra Metropolitana de Lisboa, Nova Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Oficina Musical do Porto, Orquestra de Sopros os Templários,  1º Clarinete  em 1998/99 na Orquestra das Escolas de Musica Particulares entre outras. Participou no projecto “O som amarelo” de Kandinsky como solista convidado. Actualmente é solista na Banda Sinfónica da Policia de Segurança Publica.

 

ROMEU FABIÃO dos SANTOS

Nasceu em 1978 em Paul (Covilhã).

Iniciou o seu curso musical na E.P.A.B.I. (Escola Profissional de Artes da Beira Interior) no ano lectivo de 1994/95, na classe de Contrabaixo do Prof. João Panta Nunes, tendo-o terminado na E.P.M.A. (Escola Profissional de Musica de Almada), em 1999/00 com classificação máxima. Participou em varias orquestras como: Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e como 1º Contrabaixo em 1997/98 nas Orquestras das Escolas de Musica Particulares e na Orquestra Internacional de Luxemburgo, entre outras. Neste mesmo ano concorre á Orquestra da CEE onde é seleccionado Finalista Nacional e obtém uma menção Honrosa. Em 1999/00, vence o 1º Prémio nível médio em Contrabaixo no concurso “Prémio Jovens Músicos”. Actualmente integra a Banda da Armada Portuguesa e Frequenta o curso Superior de Contrabaixo na Universidade de Évora orientado pelo prof. Iuri Axenov.

È Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

IAN NIKOLAEVITCH MIKIRTOUMOV

Nasceu em 1974 em Moscovo (Rússia).

Entre 1981 e 1992, frequenta a Escola de Estado de Arte Coral “A. V. Svechnikov” , com notas finais excelentes em todas as disciplinas. Licenciado em “Direcção Coral” , pela Academia Superior de Arte Coral de Moscovo, em 1997. Entre Setembro de 97 e Janeiro de 1998, especializa-se em Composição no Conservatório Superior de Moscovo de P.I. Tchaikovsky. Nos anos 1989 – 1999 tem desenvolvido uma grande actividade de concertos e recitais em colaboração com coros mistos e masculinos de cidade Moscovo e conjuntos de musica barroca (Madrigal, Lad , Argushev - Consort; Pesnoslov).

Entre 91 e 99 participou em inúmeros concertos e recitais com vários Coros, Grupos da Musica da Câmara e Orquestras na Alemanha, França, Suíça, Suécia, Itália, Polónia, Finlândia, Ucrânia, Noruega, Japão, EUA e Rússia como cantor (tenor), pianista e maestro de Coro. Tem experiência na composição de musica para teatro.

Desde 1999 reside em Portugal onde leccionou diversas disciplinas nas escolas de musica como Formação Musical, Coro, Musica da Câmara, Piano, Canto, Coro, Leitura a primeira vista e Redução das partituras para piano. Actualmente é professor no Conservatório de Musica de Albufeira, Academia Nacional Superior de Orquestra e Academia de Amadores de Musica.

 

Se Você quer organizar o recital do trio na vossa freguesia ou autarquia contacta-nos pelo telemóvel:  919 759 531 ou por e – mail: ian_mikirtoumov@clix.pt

Obrigado por ter lido este mensagem.

Com os nossos melhores cumprimentos,

 

Webmaster Ian Mikirtoumov © 2004