Make your own free website on Tripod.com

SOBRE MIM...

 

Yan Mikirtumov (n. 1974)

 

Natural de Moscovo (Rússia). Iniciou a sua formação profissional em 5 anos de idade na Escola Estatal do Arte Coral “A. V. Sweschnikov” em Moscovo, onde estudou 11 anos e obteve diploma com distinção na especialidade de “Direcção Coral”. Em 1997 finalizou o curso de “Regência Coral” na Academia de Arte Coral em Moscovo na classe do prof. Viktor Popov (Direcção), Mikhail Arkadiev (Piano) e Tatiana Loshmakova (Vocal). Entre Setembro de 97 e Janeiro de 1998, especializa-se em Composição no Conservatório Superior de P.I. Tchaikovsky em Moscovo na classe do prof. Roman Ledenev.

 

Entre 91 e 99 participou em inúmeros concertos, festivais e gravações com diversos coros, agrupamentos da Música Antiga e Orquestras na Alemanha, França, Suíça, Suécia, Itália, Polónia, Finlândia, Ucrânia, Noruega, Japão, EUA e Rússia como cantor, pianista e maestro de Coro. Escreveu a música para várias peças teatrais.

 

Desde 1999 reside em Portugal onde começou a sua carreira como professor. Leccionou em vários Conservatorios do pais disciplinas como Coro, Canto, Formação Musical, Musica da Câmara, Piano e Acompanhamento.

 

Foi Maestro do Coro dos Pequenos Cantores de Academia Amadores de Musica, com qual participou na apresentação de opera “Boris Godunov” no Teatro Nacional de São Carlos em 2001 em Lisboa. Fundador de Coro Juvenil e Coro Feminino do Conservatório de Musica de Albufeira, com os quais fez degressões na França, Alemanha, Grecia, Austria e Espanha; é Maestro do Coro “Brisa” desde 2005. Em 2001 formou o seu próprio grupo-quarteto “Con´tradição” para qual escreveu peças originais. Já em Portugal gravou e editou diversas Cd´s entre os quais: “Sinos ao longe” (Maestro de Coro Juvenil de Albufeira, 2005) “Con´tadição” (compositor e pianista, 2007), “Machine Lyrique” e “La Luna” (pianista-acompanhador com cantora Anabela Duarte, 2006 e 2008) e “Cantabile” (pianista-acompanhador com violinista Lilia Donkova, 2009).

 

Regularmente colabora com diversas entidades no panorama musical português como Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Eborae Música, Orquestra da Câmara de Cascais e Oeiras, Concurso de Interpretação do Estoril, Antena 2 entre outras. Os seus arranjos musicais para a orquestra foram tocados por acordionista Gonçalo Pescada nos diversos concertos, que este realizou em Portugal e Espanha.

 

Em 2009 fez arranjos e orquestrações exclusivos dos temas do músico cabo-verdiano Tito Paris que foram encomendadas e tocadas pelo Orquestra Metropolitana de Lisboa no cinema São Jorge (Lisboa) e Pedra Lume (Cabo Verde). Algumas das suas obras foram também editadas pelo editora “Copy-us” (Alemanha).

 

É regularmente convidado para acompanhar instrumentistas e cantores. Actualmente é professor no Conservatório de Musica de Albufeira, Academia Nacional Superior de Orquestra e Universidade de Évora.

 

JourneyMusic © 2010